Com o início das atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) preparou a palestra “Desmistificando o Outubro Rosa”, voltada para as mães atípicas acolhidas pelo centro. A atividade teve início na manhã desta terça-feira (13/10), com mais três encontros nos períodos da tarde e noite e, ao longo do mês, outros momentos com as mães estão programados para acontecer.
Sob o comando das enfermeiras do Ciadi, Darliane Maciel e Rebeka Vieira, a palestra “Desmistificando o Outubro Rosa” tem por objetivo apresentar a temática às mães atípicas, além de promover conscientização sobre o câncer de mama e sobre a importância da prevenção. Darliane Maciel lembra que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e alerta sobre a importância do tema.
“A atenção para o cuidado que as mães devem ter consigo com relação a este tipo de enfermidade deve ser rotineira e não apenas em outubro, então preparamos um material explicativo sobre o que é esse tipo de câncer, como realizar o autoexame, além de informá-las sobre quando e onde procurar ajuda caso seja necessário”, explicou.
A palestra é seguida por uma roda de conversa, mediada pela psicóloga da Família do Ciadi, Elisângela Gitirana, que reforça a necessidade de promover a “autoconscientização nas mães atípicas”. “É um público que, pelos cuidados que despendem com os filhos, precisa fazer essa busca de forma mais atenciosa e agir de forma mais assertiva nos cuidados com a saúde”. Ela disse, ainda, que esse tipo de atividade “vai contribuir para que estas mães olhem com mais sensibilidade para si, para seus corpos, suas emoções e suas demandas próprias”.
Janaína Santos e seu filho Théo são atendidos pelo Ciadi desde o início do funcionamento do centro. De acordo com ela, as atividades promovidas em alusão ao Outubro Rosa se somam às outras promovidas pelo Centro, são de grande importância para as mães, principalmente àquelas que conciliam o cuidado com o emprego. “É uma oportunidade de nos manter informadas sobre temas que não dominamos, além de complementar o cuidado que devemos ter com nossa saúde e com nossas famílias”, disse.
A palestra “Desmistificando o Outubro Rosa” integra a programação alusiva ao Outubro Rosa promovida pelo Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS), e volta a acontecer nos dias 14, 17 e 30 de outubro, em diversos horários.
Alece TV – assista ao vivo
Jornal Alece – Edição da Noite – 12.12.2024
Jornal Alece – Edição da Manhã – 13.12.2024
Questão de Ordem discute o conceito urbano das cidades compactas
Jornal Alece – Edição da Noite – 11.12.2024
Jornal Alece – Edição da Manhã -12.12.2024
Alece FM – ouça ao vivo
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece 2026
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Ordem do dia – Avulso de Requerimento
Ordem do dia – Avulso de Projeto
Banco Eletrônico de Leis Temáticas (Belt)
Canal Alece – Ouvidoria
Carta de Serviços da Alece
Cartilha da Qualidade da Alece
Centro de Estudos e Atividades Estratégicas
Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos
Comitê de Prevenção e Combate à Violência
Comitê de Responsabilidade Social
Departamento de Saúde e Assistência Social
Diário Oficial da Assembleia Legislativa
Emissão de Certificados
Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace)
Escritório de Desenvolvimento Institucional do Legislativo (Edil)
Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar
Manual de Identidade Visual
Memorial Deputado Pontes Neto – Malce
Observatório da Mulher Cearense
Portal da Transparência
Procuradoria Especial da Mulher
Relatório final – CPI da Enel
Fonte da matéria


