Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Estado do Ceará

Ex-beneficiários de programas sociais, jovens se qualificam e ganham o mercado formal

Jovens e adultos capacitados nos cursos de qualificação profissional da Secretaria da Proteção Social (SPS) vêm conquistando seu espaço no mercado formal e mudando sua realidade e a de suas famílias. A estimativa da SPS é que aproximadamente 80% deste público tenha ingressado em um emprego após as capacitações nos programas Primeiro Passo e Criando Oportunidades.

Em sua maioria, estes jovens são ex-beneficiários do Bolsa Família e de programas sociais do Governo do Estado, sendo também parte importante do último número divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que aponta o público do CadÚnico como ocupantes de mais de 98% do saldo de empregos do ano passado.

Os dados do MDS também apontam que os beneficiários do Bolsa Família ocuparam 1.278.765 postos de trabalho com carteira assinada, sendo 75,5% do total gerado, um número expressivo e que demonstra a força dos programas sociais, tanto a nível federal, quanto estadual.

Moradora do Conjunto Palmeiras, Deiane Gomes, 36, conta que o curso de Assistente Administrativo do projeto Criando Oportunidades foi um divisor de águas para ela, que estava desempregada e sem perspectivas de um emprego fixo. “As oportunidades são mais raras para quem mora nas periferias, então quando eu soube deste curso, logo me inscrevi porque sabia que era uma ótima oportunidade para sair do freelancer, conquistar uma carteira assinada e dar mais segurança para minha família”, conta Deiane que é mãe do Gabriel, da Clara e da Elisa.

Deiane está trabalhando atualmente em uma loja de roupas, no shopping RioMar Fortaleza. “Esses cursos são uma porta aberta com esperança para pessoas como eu, que têm limitação não só financeira, mas também de tempo. A minha rotina não é nada fácil, me divido até hoje entre meu emprego, os cuidados com meus filhos e com a minha mãe. Lembro que há uns anos atrás, precisei sair do emprego e não tinha nenhuma outra fonte de renda. Foi um momento difícil e o que me ajudou a enfrentar as dificuldades foi o Bolsa Família. Passei sete meses recebendo o benefício e se hoje tenho um emprego fixo e um salário decente é porque recebi esse auxílio quando mais precisei e tive a oportunidade de ser capacitada em seguida para retornar ao mercado de trabalho”, explica Deiane.

Além de Deiane, Gabriel Freire, 28, também teve sua realidade transformada através dos programas de transferência de renda e das ações de qualificação profissional da SPS e inclusão no mercado de trabalho.

“Fui beneficiário do programa Ceará sem Fome e através da Cozinha Solidária da Serrinha pude me alimentar bem durante um período muito difícil para minha família. Essa ajuda foi o que me possibilitou estar aqui hoje”, lembra Gabriel, que também ressaltou a importância da bolsa e da capacitação profissional. “Quando soube que o Primeiro Passo estava realizando o curso de Operador de Caixa, logo me inscrevi como Jovem Bolsista. Durante todo o curso recebi uma bolsa no valor de R$ 296, e consegui minha inserção no mercado de trabalho”, conta o jovem. Há oito meses, Gabriel foi contratado como atendente pela empresa Empório de Fátima.

Para a vice-governadora e titular da SPS, Jade Romero, os números revelam a importância dos programas sociais federais e estaduais. “É muito bom ver que as pessoas que um dia precisaram desses programas, estão hoje empregadas, conquistaram sua autonomia e estão construindo um presente e um futuro diferente para suas famílias. Os números são a prova de que política de transferência de renda funciona sim, e quando combinada a políticas de qualificação profissional e ações de inclusão no mercado de trabalho o resultado é sempre positivo”, reitera a gestora.

Ferramentas de inclusão social e profissional, os programas Primeiro Passo, Criando Oportunidades, Transformando Vidas e Virando o Jogo atuam em todo o Ceará capacitando jovens e adultos em busca do primeiro emprego ou de conhecimento para iniciar o próprio negócio. No ano passado, a SPS capacitou mais de 11 mil pessoas através dos programas de qualificação profissional.

O Primeiro Passo qualifica pessoas com idades entre 14 e 24 anos e é dividido em três linhas de ação: Jovem Bolsista, Jovem Estagiário e Jovem Aprendiz. O Criando Oportunidades oferta cursos de qualificação social e profissional para mulheres chefes de família, cadastradas no CADÚNICO, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis.

Criado em 2019 e coordenado pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio), o Virando o Jogo oferece cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas gratuitas, preparando adolescentes para o mercado de trabalho e incentivando sua reinserção escolar. O projeto se dedica, ainda, ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O foco principal está nos jovens com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e que residem em áreas vulneráveis. O Transformando Vidas tem como público alvo jovens de 15 a 29 anos, egressos do sistema socioeducativo ou do sistema prisional e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR