Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Inclusão financeira responsável e proteção contra superendividamento são temas centrais de reuniões do G20 no Ceará

Novamente, o Ceará esta na rota das reuniões do G20. Com a Trilha de Finanças, desta vez coordenada pelo Banco Central do Brasil, em parceria com o Ministério da Fazenda, o estado recebe as discussões envolvendo a Parceria Global para Inclusão Financeira em encontros que seguem desta segunda-feira (1°) até a quarta-feira (3).

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da abertura dos trabalhos, ao lado da diretora de Relacionamento do Banco Central, Carolina Barros, e de representantes de diversos organismos financeiros.

“As discussoes desenvolvidas aqui na Trilha de Finanças sao muito importantes para a população do Ceará, pois versam sobre como combater a desigualdade financeira e lançam um olhar também para os micro e pequenos negócios. É importante ressaltar aqui, por exemplo, a experiencia do Ceará Credi, que facilita a concessão de crédito para os pequenos e médios empreendedores. Já são cerca de R$ 150 milhões de investimento e a maioria dos beneficiados são mulheres. Então, quando as maiores economias do mundo sentam para discutir como fornecer, da melhor forma, crédito para os pequenos empreendedores, para quem precisa, e também a segurança contra o superendividamento, isso é fundamental pelo impacto concreto na vida das pessoas”, afirma o governador Elmano de Freitas, durante a coletiva de imprensa.

Elmano de Freitas ressaltou ainda a importância das discussões para levar mais igualdade e inclusão das pessoas. “A inclusão financeira é um tema essencial para o desenvolvimento econômico sustentável e a justiça social. Os principais objetivos incluem a promoção da inclusão financeira para micro, pequenas e médias empresas, bem como para populações desfavorecidas, utilizando tecnologias digitais. É essencial que o mundo explore as vantagens da digitalização das finanças para melhorar a entrega de serviços e aumentar a inclusão”, destaca o governador, lembrando que a importância de políticas e regulamentações que protejam os consumidores em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas.

Por isso mesmo, o objetivo das discussões é fortalecer a inclusão e o bem-estar financeiro global por meio de diversas iniciativas estratégicas globais.

“A gente conseguiu fazer muito progresso no mundo, bancalizando o cidadão de uma forma geral. Pra voce ter uma ideia, no Brasil, essa bancalização esta na casa dos 85%. Agora, a gente entra em uma nova fase, que é a qualidade dessa inclusão. Nao basta trazer essas pessoas para o sistema bancário, é preciso educa-las, é preciso evitar o superendividamento. A gente quer olhar e pensar melhor essa qualidade da inclusão financeira”, frisa Carolina Barros.

A programação da semana está repleta de atividades significativas. Além das plenárias e discussões técnicas, o Grupo de Trabalho fará uma visita à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, um equipamento cultural do Governo do Ceará de inclusão econômica e social.

Também está prevista uma visita ao Banco Palmas, o 1° banco comunitário do Brasil, criado em 1998, no Conjunto Palmeiras, com objetivo de democratizar o acesso a serviços financeiros e bancários para a população da periferia de Fortaleza.

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719