O programa Questão de Ordem, da Alece TV (Canal 31.1), recebe, nesta quarta-feira (14/10), a coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Erivânia Bernardino Cruz. A convidada fala sobre a próxima etapa do Selo Alece Conselho Tutelar 2026.
A iniciativa do Poder Legislativo segue para mais uma etapa de atividades, desta vez, com a aplicação do jogo educativo “E se fosse você?” em escolas de municípios participantes, promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS). Em sua segunda edição, o selo tem como eixo a igualdade de gênero e a garantia de direitos, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa registra adesão de 157 municípios cearenses e a participação de 805 conselheiros tutelares.
As atividades do selo seguem até o dia 23 de outubro e buscam fortalecer a proteção de crianças e adolescentes e contribuir para a prevenção de violações de direitos. A ação é conduzida pelos próprios conselheiros tutelares a fim de aproximar o Conselho Tutelar do ambiente escolar, criar espaços de diálogo com crianças e adolescentes sobre situações de violência, violações de direitos, bem como formas de prevenção e proteção.
Após as fases de adesão, capacitação on-line e o aulão presencial realizado em julho com o tema “ODS 5 e a Garantia de Direitos: por um Ceará que protege meninas e meninos”, o projeto avança para sua fase prática nas escolas. A certificação com os selos Ouro, Prata ou Bronze dos Conselhos que cumprirem os critérios estabelecidos está prevista para novembro.
Erivânia Bernardino Cruz é advogada, especialista em Direito Público, presidente da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/CE, diretora da Pótere Social e da Socialis Editora, vice-presidente da Câmara Cearense do Livro (CCL) e coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Também é organizadora do Vade Mecum do Serviço Social e do Vade Mecum do Conselho Tutelar, professora e autora de livros técnicos.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o programa Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h, e fica disponível no YouTube da Alece TV e na plataforma Alece Play .
*Estagiário sob supervisão do editor Vandecy Dourado
Alece TV – assista ao vivo
Jornal Alece – Edição da Noite – 12.12.2024
Jornal Alece – Edição da Manhã – 13.12.2024
Questão de Ordem discute o conceito urbano das cidades compactas
Jornal Alece – Edição da Noite – 11.12.2024
Jornal Alece – Edição da Manhã -12.12.2024
Alece FM – ouça ao vivo
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece 2026
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Ordem do dia – Avulso de Requerimento
Ordem do dia – Avulso de Projeto
Banco Eletrônico de Leis Temáticas (Belt)
Canal Alece – Ouvidoria
Carta de Serviços da Alece
Cartilha da Qualidade da Alece
Centro de Estudos e Atividades Estratégicas
Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos
Comitê de Prevenção e Combate à Violência
Comitê de Responsabilidade Social
Departamento de Saúde e Assistência Social
Diário Oficial da Assembleia Legislativa
Emissão de Certificados
Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace)
Escritório de Desenvolvimento Institucional do Legislativo (Edil)
Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar
Manual de Identidade Visual
Memorial Deputado Pontes Neto – Malce
Observatório da Mulher Cearense
Portal da Transparência
Procuradoria Especial da Mulher
Relatório final – CPI da Enel
Fonte da matéria


