O prefeito José Sarto entregou, nesta quarta-feira (01/11), sete novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Fortaleza 192), trazendo um importante reforço para os serviços emergenciais de saúde ofertados pela Prefeitura de Fortaleza, que passa a contar com 35 veículos.
Como destacou o prefeito, os novos veículos darão suporte à frota diante de eventuais intercorrências mecânicas ou de qualquer outra natureza. As unidades foram locadas com recurso próprio do Município.
“Estas ambulâncias funcionarão 24h por dia, trocando apenas de equipe. Tudo isso é para dar uma resposta rápida aos atendimentos de urgência. Com essa entrega, a gente reforça nosso compromisso em qualificar a saúde, como foi na segunda-feira, em que ampliamos o recurso para tratamento do câncer no Crio, e ontem, com a primeira carreta funcionando como posto de saúde itinerante no Conjunto Ceará”, afirmou Sarto.
Galeno Taumaturgo, titular da Saúde municipal (SMS), comentou que os novos veículos vão agilizar o socorro às intercorrências e aumentar as chances de salvamento de vidas. “Essas novas ambulâncias são importantes para salientar o grande desafio que é o atendimento hospitalar. Para as pessoas que tiveram um acidente ou uma intercorrência de outra natureza, nosso objetivo é reduzir o máximo possível o nosso tempo de resposta”.
Kitt Rôla, diretor geral do Samu Fortaleza, comentou que as novas unidades móveis são capazes de realizar todas as manobras necessárias para suporte à vida no caso de acidentes e intercorrências de média complexidade. “Essas viaturas serão operacionalizadas por um condutor socorrista e por um técnico de enfermagem, podendo fazer todos as manobras de suporte à vida. Isso pode ser reanimação, no caso de parada cardiorrespiratória, ou mesmo imobilizações, urgências clínicas, trabalho de parto e atendimento psiquiátrico”, comentou.
“O acionamento do Samu é realizado pelo número telefônico 192, sendo gratuito. A recomendação é que ele seja feito o mais rápido possível e que o solicitante esteja próximo à pessoa que vai precisar do socorro, para que ela possa responder às perguntas da equipe. Lembramos também que trotes não apenas atrapalham o serviço, mas podem prejudicar o atendimento de ocorrências reais que precisamos socorrer”, concluiu Kitt Rôla.
Samu Fortaleza 192
A capital dispõe atualmente de 18 ambulâncias de Suporte Básico de Vida, contando com apoio para casos em saúde mental; quatro de Suporte Intermediário de Vida e seis de Suporte Avançado de Vida para atendimento pré-hospitalar. Além disso, os serviços de saúde emergenciais contam com seis motolâncias (motos), três Bike Vida (bicicletas) e de dois veículos para remoções interunidades de pacientes graves.
O Ministério da Saúde recomenda que a frota de ambulâncias habilitadas possua 30% de reserva técnica e a capital atende a este requisito. Assim, em caso de colisão ou de situações de maior gravidade, em que o carro tenha que ser retirado da rua, a Prefeitura garante a substituição do veículo.
Bases descentralizadas
O Município conta ainda com 14 bases descentralizadas do Samu, implantadas em locais estratégicos da cidade, otimizando o atendimento médico pré-hospitalar à população, sobretudo, diante de situações que envolvam risco de morte, possibilidade de sequela ou sofrimento intenso.
Para esta finalidade, também estão a postos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículo de urgência devidamente capacitados.
Atendimentos
De janeiro a setembro deste ano, o Samu atendeu 287.293 ligações telefônicas, onde em 47.765 (16,6%) houve a necessidade do envio de atendimento, seja por ambulância, motolância ou Bike Vida para atendimento no local.
A equipe do programa Bike Vida atendeu 455 ocorrências no mesmo período, na faixa que compreende a Praia de Iracema, Beira Mar e Praia do Futuro, sendo o domingo o dia da semana com mais ocorrências.
Somente 23,3% das ocorrências atendidas pelo Bike Vida necessitaram de unidade móvel para remoção do paciente, a maior parte dos casos são solucionadas no local.
Saiba Mais
O Samu é destinado ao atendimento de emergências médicas pré-hospitalares agudas e graves. O serviço é acionado pelo número telefônico 192, que funciona 24 horas, e dá acesso a uma Central de Regulação na Coordenadoria Integrada de Ações de Segurança (Ciops).
As chamadas são acolhidas por telefonistas treinados e os casos são enviados para análise de médicos, que enviam o suporte necessário de acordo com a natureza da emergência.